segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

O PANKARARU NAÇÃO CULTURAL E SUA TRAJETÓRIA



O grupo de dança Pankararu Nação Cultural, busca em sua trajetória reafirmar e fortalecer a dança do BÚZIO Pankararu e através dela conscientizar a comunidade Pankararu da importância da preservação e manutenção de nossa cultura, como forma de fortalecimento de nossa identidade. O Pankararu Nação Cultural nasceu há três anos e nesse período fez muitas apresentações e intercâmbios com jovens Pankararu e de outras etnias, com intuito de repassar para estes a importância de praticar e fortalecer seus rituais e não deixá-los como segunda opção.

Nesse percurso tivemos muitas conquistas, nas comunidades em que a juventude não tinha interesse de praticar suas danças, por se acharem jovens demais e até por falta de incentivo dos mais velhos, hoje sabemos que essa realidade mudou. Até aqui em nosso povo conseguimos fazer com que a juventude e as crianças despertassem o desejo de praticar a dança do BÚZIO, hoje temos outros grupos recém formados e em todas as Escolas Indígenas do povo Pankararu estabeleceu-se uma maior sensibilidade e dedicação por parte dos professores e alunos em relação à dança do BÚZIO.

É gratificante perceber que através desta iniciativa outros jovens estão se envolvendo e valorizando nossas praticas culturais, e que o Pankararu Nação Cultural tem servido de exemplo para o fortalecimento e reafirmação da nossa identidade etnocultural.


George de Vasconcelos

Coordenador do PNC


3 comentários:

  1. Até que enfim! Parabéns! Gostei muito do blog. Coloque mais fotos! Muito sucesso e força neste 2011!
    Claudia

    ResponderExcluir
  2. Esse é um trabalho muito interessante e rico.Pois,resgata uma história repleta de elementos naturais que marca a individualidade de um povo vitorioso.
    Todo povo sábio deve reviver suas narrativas,seja ela, de forma oral ou escrita,isso enriquece os laços familiares.Além disso,faz brotar a esperança em cada guerreiro pankararu,contudo,faz com que nós humanos,veja o quanto é importante viver a nossa cultura valorizando cada vez mais parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Estou precisando que vcś postem sobre a Religiosidade da Nação Pankararu

    ResponderExcluir